Conheça nossas especialidades

Audiologia

Por meio da audição é que se adquire, normalmente, a comunicação oral. Doenças na gestação, infecções de ouvido, uso indiscriminado de medicamentos, exposição a ruídos intensos e outros podem causar alterações auditivas, comprometendo a comunicação e a qualidade de vida do indivíduo.
Atuamos com a conservação auditiva, prevenção de perdas auditivas, exames de diagnostico e reabilitação de pessoas que perderam a audição.

Aparelho Auditivo

Pensamos na reabilitação da audição desde a seleção e indicação do melhor aparelho auditivo para cada paciente, adaptação do aparelho auditivo – acompanhamento de todo o processo de adaptação e treinamento auditivo para melhora do desempenho do aparelho em casos especiais.

Psicomotricidade

Psico (sujeito)/ motor (movimento) 

Especialidade terapêutica que tem seu foco clínico no corpo de um sujeito (único) na ação; ou seja, como a criança usa seu corpo para interagir, comunicar-se e como se comporta na relação com pessoas e objetos para aprender. 

A psicomotricidade vai auxiliar no sistema postural, no esquema e na imagem corporal e no repertorio simbólico. Essas competências são de extrema importância para a apropriação da linguagem falada e escrita.

São utilizados recursos lúdicos (brincadeiras) e outras técnicas expressivas para, ao mesmo tempo, tratar (desenvolver habilidades e funções neurais) e escutar a criança (estrutura psíquica)

Linguagem

É a especialidade que trabalha com os aspectos que envolvem a comunicação oral e escrita. O seu desenvolvimento dá-se desde a infância até a idade adulta. Pessoas com problemas de comunicação (expressão e compreensão) podem ter dificuldades na sua integração social e profissional.

Reabilitação Vestibular

A reabilitação vestibular é um procedimento terapêutico fisiológico, realizado por fonoaudiólogos, que tem como objetivo melhorar e restaurar o distúrbio de equilíbrio corporal.
Quando o sistema auditivo e vestibular apresentam algum problema, individualmente
ou em conjunto, surgem como sintomas principais a tontura e/ou vertigem, com ou sem sintomas neuro-vegetativos. Esses distúrbios são conhecidos popularmente como “labirintite”, mas o nome correto que se dá a eles é “labirintopatias”, que significam doenças do labirinto.

Fonoaudiologia Educacional

O domínio do especialista em Fonoaudiologia Educacional inclui aprofundamento em estudos específicos e atuação em situações que contribuam para a promoção, aprimoramento e prevenção de alterações dos aspectos relacionados à audição, linguagem (oral e escrita), motricidade oral e voz e que favoreçam e otimizem o processo de ensino e aprendizagem.

Voz

É produzida pelas pregas vocais e quando estas não funcionam adequadamente, a voz é alterada, podendo ficar rouca, abafada, soprosa, comprometendo o trabalho e a vida pessoal. O fonoaudiólogo previne, avalia e trata os problemas da voz falada (disfonias), cantada (disonias) e ainda aperfeiçoa os padrões vocais.

Gerontologia

Dentre as funções do Fonoaudiólogo Especialista em Gerontologia estão as de realizar promoção da saúde do idoso, prevenção, avaliação, diagnóstico, habilitação/reabilitação dos distúrbios relacionados à audição, ao equilíbrio, à fala, à linguagem, à deglutição, à motricidade orofacial e à voz nessa população.

Motricidade

Nesta especialidade, o fonoaudiólogo habilita/reabilita funções relacionadas a respiração, sucção, mastigação, deglutição, expressão facial e articulação da fala, propiciando melhores condições de vida e de comunicação.

Agende uma consulta

(11) 2305-3010

Clínica Boreal

São Paulo | Zona Norte

(11) 93344-4672