Tudo sobre Labirintite

June 14, 2018

LABIRINTITE? O QUE É E COMO A FONOAUDIÓLOGA PODE AJUDAR?

 

Quem já não ouviu de amigos e familiares, frases do como:

 

“Hoje acordei com o labirinto atacado!”

 

“Logo que levantei da cama hoje pela manhã, tudo rodou. Essa labirintite ainda acaba comigo!”

 

“Estou muito tonta hoje. Preciso do meu remédio pra labirintite.”

 

Vamos esclarecer.

Labirintite é uma doença que se caracteriza pela inflamação do labirinto (vestíbulo), que é uma pequena estrutura localizada numa região bem protegida, atrás das nossas orelhas.

 

 

Porém, é rara!

As pessoas geralmente usam a palavra “labirintite" para definir uma sensação de tontura, vertigem ou mal-estar, de ocorrência esporádica ou recorrente, acompanhada ou não por dor de cabeça e náuseas.

Entretanto, esses sintomas podem estar associados a vários tipos de Labirintopatias. Entres elas, estão: VPPB (Vertigem Posicional Paroxística Benigna), Migrânea Vestibular, Cinetose, Vestibulopatias de Origem Vascular, entre outras.

 

É muito importante que o médico otorrinolaringologista, especialmente aquele que tem conhecimentos em Otoneurologia, faça o diagnóstico correto.

Para isso, ele conta com uma série de exames laboratoriais, exames clínicos e testes específicos para avaliar as estruturas envolvidas no equilíbrio corporal.

 

Entre eles, o Exame Otoneurológico avalia como o sistema vestibular está funcionando.

A partir daí, ele poderá encaminhar o paciente para o tratamento adequado.

 

Neste processo a fonoaudióloga atua tanto na fase de avaliação - realizando o Exame Otoneurológico; quanto na fase de reabilitação – com técnica de Reabilitação Vestibular.

Portanto, é imprescindível que haja uma investigação criteriosa para determinar o que está causando o sintoma e assim dar seguimento ao tratamento adequado.

 

Logo nas primeiras sessões de reabilitação, o paciente já pode sentir melhora significativa, voltando às atividades normais do seu dia a dia.

 

Avisa lá que é possível seguir sem ficar se queixando de “labirintite” a vida toda. :-D

 

 

Texto escrito por Juliana Straioto de Souza CRFa 2-9448

 

Juliana Straioto de Souza é fonoaudióloga da clínica Boreal. Graduada em Fonoaudiologia pela FOB-USP-Bauru Universidade de São Paulo (1998). Especialista em Audiologia pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (2001). Pós-graduada em Avaliação e Reabilitação Vestibular pelo CEFAC/SP (2011). Atua na clínica Boreal em terapia das alterações do equilíbrio, decorrentes de distúrbios vestibulares, por meio de reabilitação vestibular (RV).

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Rua Voluntários da Pátria, 2820 - cj 105

São Paulo | Zona Norte

(11) 93344-4672 Whatsapp - atendimento com hora marcada